O que é.

Destina-se a regatar, valorizar e promover os artistas e artesões da culinária mineira.

 

A quem destina.

Artistas Mineiros e mineiras.

 

Como fazer parte.

Mantendo ficha cadastral e estando em dia com as contribuições de sócio.

 


Cultura Alimentar Mineira

Por Elzinha Nunes

Restaurante Dona Lucinha (Belo Horizonte, Minas Gerais e São Paulo, SP)

Face: https://www.facebook.com/elzinhamnunes

“A típica comida mineira tem suas exigências: pronta, quer permanecer em panelas. Não em qualquer uma, mas nas de pedra-sabão ou nas de ferro. Pois é da sua quentura vista e sentida através da fumaça que ela começa a se expressar. Seu perfume é sem igual. Sendo nativista, rende louvor ao verde e amarelo: a magia da couve e do angu nosso de todo dia. Seus ensopados exigem a beleza vermelho do urucum. A forte presença da pimenta é sempre bem vinda, além da graça do cheiro – verde usado para finalizar.

Gerada em ambiente montanhoso e do ambição mineral, sofreu a influencia e a ajuda afro-indígena portuguesa e nasceu múltipla de possibilidades. A cozinha de Minas foi feita do troca-troca de seus saberes, do uso e abuso do milho, da mandioca e da cana, da forte presença das carnes de porco, das raras carnes bovinas ao tempo de seu começo e das iguarias dominicais feitas de frango cozido ao molho pardo, coberto por quiabo ou ora-pro-nobis. A cozinha de Minas é rica como água de mina.” (Elzinha Nunes)

Sejam bem vindos, bem vindas ao espaço do CTM que valoriza o modo, o jeito o carinho do povo mineiro lidar com a alimentação. Cozinhar para o povo mineiro é Dom dado por Deus. É momento de realizar o encontro, a partilhar,  a vida e dar gosto e sentido no viver. Sentar à mesa com uma família mineira é querer fazer parte e não querer sair mais do aconchego familiar aquecido pelo fogão e panelas. “Coloca um bucadinho do que “oce” tem aqui pra mim, que nada te fartará”. Um jeito nobre do caipira pedir a partilha do “di comer” nas roças, nas panhas de café ou outras colheitas. Seguindo o lema do CTM e motivados por esse jeito expressivo, convidamos a cada um, cada uma que o Site visitar e que tenha sua expressão na Cultura Alimentar Mineira, contribuir conosco do jeito que puder. Fazer seu cadastro no FAÇA PARTE DO CTM. Por fim te convidamos: “Entra pra dentro, uai”! (André Alberto Silva e Waldir Sabóia)

São Bernado do Campo, 02 de junho de 2018.

Start typing and press Enter to search